O Toyota Yaris 2019 chegou e com ele a oportunidade da marca japonesa de ampliar mais sua presença no mercado brasileiro, após o crescimento inicial com a chegada do Etios. Num nível acima, o novo compacto vai se aproveitar da fidelidade do cliente da empresa para converter donos do irmão menor em novas vendas. Isso sem contar os que irão em busca das novidades do modelo, que mescla bem elementos presentes no quadradinho e no líder dos médios, o Corolla.
Com preços a partir de R$ 59.590 o Toyota Yaris 2019 traz o visual atraente que faltava ao Etios, assim como mais atenção da marca quanto aos detalhes, apesar de ressalvas pontuais, que naturalmente serão “corrigidas” nas mudanças de ano/modelo. Afinal, nenhuma marca de carro entrega tudo de uma vez. Então, se você sentiu falta de algo, espere um pouco mais para vê-lo a bordo do carro.
Ostentando bom conteúdo, o Toyota Yaris 2019 oferece diversas versões para eliminar a necessidade de opcionais. Sábia decisão da Toyota, já que o comprador perderá esses equipamentos extras na hora de vender. Assim, concentrando-se nas três versões mais caras, o compacto pretende manter o ticket médio elevado para que o cliente possa fazer uma revenda futura acima da tabela, algo que já é reconhecido no mercado de segunda mão com usados do fabricante nipônico.
Mas, diferente do Corolla, o Toyota Yaris 2019 não está tão fora da média do mercado, visto que seu preço máximo não passa de R$ 79.990, marca que os dois principais rivais já cruzaram. Equilibrados em proposta, tanto hatch quanto sedã se convertem em boas opções para quem subiu de nível e saiu dos populares de entrada, em busca de um carro mais completo e confortável, mas que não custe o mesmo que um modelo médio. No entanto, fica ainda uma dúvida em tudo o que já vimos sobre o Yaris: Como ele anda?
Toyota Yaris 2019 – Impressões ao dirigir
São Paulo-SP – Com um test drive curto até o kartódromo da Granja Viana, em Coita-SP, e dividido em grupos de jornalistas, só conseguimos andar no Toyota Yaris Sedan na versão topo de linha XLS, que ostentava a nova cor (de lançamento) azul Infinito. Então, teremos que esperar a oportunidade de andar no Yaris XL Plus Tech 1.3. Enquanto isso não acontece, vamos às primeiras impressões ao dirigir essa novidade da marca japonesa no Brasil.
Após uma primeira boa impressão, deixada na noite anterior em seu lançamento, onde gostamos do acabamento exterior, estilo, espaço interno e porta-malas, sem contar os equipamentos, o Yaris 2019 agora mostra a que veio em termos de desempenho, dirigibilidade e conforto. Na versão mais completa, o bom é que tudo está lá para ser aproveitado, mas veremos abaixo que nem todos os itens colaboraram para isso.
A posição de dirigir do Toyota Yaris Sedan 2019 é agradável, mas poderia ser melhor com uma coluna de ajuste longitudinal. O volante tem uma boa pegada e vem com paddle shifts discretos, mas úteis. Os comandos de forma geral estão em posições ergonômicas. O banco do motorista é confortável e vem com os ajustes necessários.
A visibilidade de modo geral é aceitável e dentro do esperado. Os retrovisores são grandes e ajudam bem nas manobras. Na partida, nada de chave, mas um vistoso botão dá o início ao 1.5 Dual VVT-i atualizado, que ficou mais forte em baixa rotação e mais disposto, tirando aquela impressão de lentidão da versão que equipa do Etios. Mas, uma ressalva: ele é barulhento. Como é aspirado, ele precisa mostrar serviço em regimes mais altos e a rotação facilmente chega aos 4.000 rpm quando exigido. Não é algo exagerado e seria aceitável no Etios, mas para a proposta do Yaris, poderia ser melhor
O lado bom é que, equipado com o câmbio CVT Multidrive e suas falsas 7 marchas, o Toyota Yaris Sedan 2019 poupa mais o pequeno propulsor de quatro cilindros. Assim, polias e correias de aço deixam o 1.5 Dual VVT-i bem tranquilo em 1.500 rpm na maior parte do tempo, o que é ótimo para o conforto e também pela economia de combustível. Ele se mostrou bem suave nesse regime e aceitou bem a condução sem ficar pedindo mais giros além do que realmente era esperado.
Mas, não agrada o fato de que, antes de sair, o Toyota Yaris Sedan 2019 (já?) apresente trancos ao engatar as “marchas”. Isso ocorre tanto para colocar em D, quanto em R ou mesmo N e P, sendo bem sentidos dentro do carro. Durante a condução, porém, o CVT age como tal e permite suavidade e linearidade de funcionamento muito boas. O conjunto motor/câmbio passa a impressão de ser o suficiente para uma oferta mais equilibrada da Toyota no Yaris, algo que a Chevrolet vem fazendo com seus Onix e Prisma equipados com os velhíssimos SPE/4 1.4.
É aquilo, se o cliente quer assim, faça-se dessa forma. Com até 110 cavalos e 14,9 kgfm, o 1.5 Flex não decepcionou, ainda mais que o teste foi quase uma prova de fogo, com trânsito pesado, subidas e descidas bem acentuadas e uma variação de velocidade enorme. Só não conseguimos de fato andar como queríamos, na estrada a 110 km/h. A 90 km/h, o ponteiro fica abaixo de 2.000 rpm. As mudanças manuais na alavanca ou no volante são animadoras e agradaram, mas desempenho elevado não é a cara desse conjunto.
A direção não é tão leve quanto gostaríamos, sendo mais firme com o carro parado, como na atualização do Etios, indicando a progressividade mínima. Já os freios são bons, assim como a estabilidade, mesmo com rodas aro 15 e pneus série 65. Passou bem por asfaltos destruídos, remendos e buracos eventuais. O conjunto sofreu um reforço em molas e amortecedores para suportar a dureza nacional, enquanto a carroceria tornou-se mais rígida em comparação com o Etios, ajudando no comportamento do carro e na segurança. No geral, ela se mostrou apta a enfrentar o Brasil…
Na comodidade, o ar digital cumpre bem a função e o teto solar é um plus a mais no conforto, mas o navegador da TomTom falhou ao travar e não reinicializar. Pelo menos a voz guia se manteve audível. Nessa primeira impressão, o Toyota Yaris Sedan 2019 agiu como esperado, oferecendo conforto ao dirigir e desempenho adequado. Para um período maior, teremos mais tempo e quilometragem para descobrir outras coisas que o compacto deve oferecer.