A ofensiva da Volkswagen no segmento de utilitários esportivos até 2020 ganha mais um capítulo no Brasil. A montadora alemã teria confirmado que fará um quarto carro na histórica fábrica da rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP, segundo o jornal O Estado de São Paulo. Mas, de acordo com o sindicato dos metalúrgicos do ABC, o novo produto será um utilitário esportivo compacto.
Segundo a entidade que reúne os funcionários da montadora, a negociação entre o sindicato e a empresa acabou dando certo e o novo produto será mesmo feito na Anchieta. Este modelo será um utilitário esportivo de porte pequeno, que será feito sobre a plataforma MQB A0 do Polo e do Virtus, ambos já feitos na mesma planta paulista.
O sindicato diz que será um carro de grande volume de vendas, ficando assim abaixo do T-Cross, mas que coloca em xeque a capacidade instalada da planta da Volkswagen, que atualmente 1.036 carros por dia. A entidade diz que o volume máximo é de 1.091 veículos diários. Deve-se lembrar também que a Saveiro será substituída por uma nova geração feita sobre a mesma base modular e isso pode significar vendas e exportações mais expressivas para a Anchieta.
Wellington Damasceno, diretor do sindicato, disse: “Levamos à direção pedido de contratações, e isso está sendo avaliado”. No entanto, além de contratações obrigatórias, a Volkswagen terá de ampliar a capacidade da sua velha fábrica, pois o limite atual não é um processo de curta duração para atender demanda reprimida. O Polo está vendendo no mesmo nível do Gol e o Virtus superou o Voyage. A Saveiro é a terceira picape mais vendida do país.
Por conta dessa demanda maior e certamente do novo produto, Pablo Di Si quer ampliar os investimentos da Volkswagen no país até 2020, atualmente orçados em R$ 7 bilhões. Para isso, o executivo diz que é necessário a aprovação do Rota 2030 para que a matriz possa liberar uma nova injeção de dinheiro no Brasil, ou melhor, na Anchieta. Mas que carro será esse?
A Volkswagen já flertou com o segmento subcompacto ao apresentar (e evoluir) o conceito Taigun, que era derivado do up!. Posteriormente, a empresa não viu um potencial de vendas rentável e desistiu do projeto. Mas agora, um modelo pouco maior deve atender aos requisitos do mercado. Pode ser que o novo SUV compacto tenha em torno de 4 metros, suficientes para ser aceito na Índia e já de posse da plataforma modular MQB A00, que sustentará o sucessor do Gol. Por conta da pressa em conquistar esse segmento, o produto pode acabar sendo o primeiro VW dessa nova safra.
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