Postado por novam3 Sem categoria

Peugeot 5008: Impressões ao dirigir

Depois de testarmos e avaliarmos o 3008, agora é a vez do Peugeot 5008. O crossover francês desembarca no Brasil para complementar a gama de produtos da marca, com preços entre R$ 157.490 e R$ 166.490. Para os primeiros compradores, um desconto de R$ 2.500 nas duas versões.

Com mais de 1.250 exemplares emplacados no País e outros 260 reservados, o Peugeot 3008 abriu o caminho para a chegada do irmão maior, que traz sete lugares e mais espaço interno. Porém, apresenta o mesmo conteúdo nas duas opções, exceto pelos itens que são exclusivos do 5008. Focado na versatilidade, o crossover chega com ajustes modulares nos bancos e bagageiro generoso.

peugeot-5008-impressões-NA-54 Peugeot 5008: Impressões ao dirigir

A mecânica também é a mesma, usando o motor 1.6 THP com 165 cv a 6.000 rpm e 24,5 kgfm a partir de 1.400 rpm. O Peugeot 5008 também dispõe do câmbio automático Aisin de seis marchas e tração dianteira. O nível de conteúdo é muito bom, ainda reforçado pela versão mais completa, que torna o produto mais seguro.

Inicialmente serão disponibilizadas 250 unidades do primeiro lote, que chegou essa semana para abastecimento da rede de 39 concessionárias da rede Peugeot, mas a ideia é vender mensalmente 150 unidades. Com o posicionamento do 5008 no topo de gama, a empresa deve centrar mais atenção nos comerciais leves, uma vez que tem a multivan Partner esperando pela nova geração, assim como o Boxer, já confirmado pela marca.

peugeot-5008-impressões-NA-54 Peugeot 5008: Impressões ao dirigir

Impressões gerais

O Peugeot 5008 tem uma boa presença, assim como o 3008, agregando uma parte frontal bem expressiva com faróis de LED, LEDs diurnos, faróis de neblina em LED e sensor de estacionamento. As rodas de liga leve aro 19 polegadas tem aspecto esportivo e agradam. Frisos cromados passam sobre as janelas e reforçam o aspecto das colunas D, criando assim um visual fluído.

Com 4,64 m de comprimento e 2,84 m de entre-eixos, o utilitário esportivo tem portas traseiras grandes e balanço traseiro curto. O para-choque é prolongado e as lanternas em LED com barras que são as garras do felino símbolo da marca, são exclusivos. A linha de cintura como um todo é bem alta. O conjunto traseiro é bem mais vertical e isso faz com que o 3008 tem um estilo melhor resolvido. O teto preto, junto com os retrovisores que possuem rebatimento elétrico e repetidores de direção, são itens da versão Griffe Pack.

peugeot-5008-impressões-NA-54 Peugeot 5008: Impressões ao dirigir

Esse é o único diferencial entre as versões, que contam igualmente com tela solar panorâmico e barras longitudinais no teto. Por dentro, o mesmo ambiente agradável e sofisticado do 3008. Tecido macios e suaves ao toque em tonalidade azul clara nas portas e painel são gratificantes também em aparência. Há material soft touch em toda a parte superior de painel, que vem com o i-Cockpit 2.0, composto do cluster digital de 12,3 polegadas e da multimídia com Google Android Auto e Apple Car Play, além de MirrorLink.

Em termos de conectividade, além de permitir o uso dos sistemas acima, o Peugeot 5008 ainda oferece conexão Bluetooth e entrada USB, mas neste último, há somente uma entrada, insuficiente para um carro com proposta de atender uma família grande. Em compensação, existem tomadas de 12V até na terceira fileira. Para aparelhos mais modernos, o modelo oferece também slot para recarga sem fio no painel.

peugeot-5008-impressões-NA-54 Peugeot 5008: Impressões ao dirigir

Neste, teclas cromadas imitam as correspondentes de um piano, possibilitando acessar diversas informações. Não há navegador GPS nativo, então é necessário utilizar um cabo USB para utilizar Google Maps e Waze, por exemplo. Outro item importante é a câmera com visual de 360 graus, o que é muito bom em manobras. Esta ainda pode ter o alerta de tráfego traseiro e de ponto cego, mas apenas na Griffe Pack.

Os volante Sportdrive de aspecto hexagonal e tamanho pequeno chama atenção, assim como a vistosa alavanca eletrônica do câmbio no console central, que é elevado para abrigar também um porta-objetos refrigerado com 32 litros. Os bancos em couro são um show a parte, visto que possuem cinco tipos de massagem em oito bolsas . Além disso, eles tem aquecimento, mas só o motorista conta com ajustes elétricos.

peugeot-5008-impressões-NA-54 Peugeot 5008: Impressões ao dirigir

Os traseiros são modulares e apresentam ajustes individuais, dando acesso à terceira fileira. Nas janelas das portas traseiras, persiana retrátil, enquanto as luzes de leitura em LED ficam mais na terceira fileira do que na segunda, mas esta tem difusores de ar e ajuste de velocidade do vento. O teto solar panorâmico e emoldurado por um feixe de LED azul. Mas e o espaço? Para os dois que vão nos assentos retráteis fixados no bagageiro, o espaço é limitado, indicado mais para dois adultos de baixa ou média estatura, bem como crianças. A altura interna não é a melhor, fazendo com que se encoste a cabeça no teto quando alguém medir mais de 1,80 m.

No assoalho, compartimentos de segurança para pequenos pertences. Com o rebatimento da terceira fileira, o bagageiro fica com 780 litros e satisfaz qualquer família. O Peugeot 5008 tem pouquíssimo espaço para bagagens quando com sete lugares. O espaço na segunda fileira é apenas bom, mas fica reduzido quando se coloca dois ocupantes na fileira seguinte. O encosto do passageiro dianteiro ainda rebate para ampliar o volume em até  2.150 litros.

peugeot-5008-impressões-NA-54 Peugeot 5008: Impressões ao dirigir

Impressões ao dirigir

Assim como o 3008, o Peugeot 5008 é ágil. Mesmo com 20 cm a mais em relação ao primeiro, o modelo apresenta leveza ao dirigir e uma resposta muito boa ao acelerador. O 1.6 THP puramente a gasolina, tem aptidão para oferecer uma boa performance, não importa o tamanho do carro.

No crossover, o propulsor empurra bem e garantem acelerações animadoras, bem como retomadas pontuais. O giro sobe para a casa dos 6.000 rpm se o carro for tocado esportivamente. Nas ultrapassagens, o ponteiro virtual vai até pouco mais de 3.000 rpm, o suficiente para deixar quem fica, bem atrás. No modo Sport, ele mantém o motor sempre cheio e vigoroso. No Drive, mais relaxado, porém, pronto para responder. Rodando a 110 km/h, o giro fica em 2.000 rpm, garantindo conforto.

peugeot-5008-impressões-NA-54 Peugeot 5008: Impressões ao dirigir

A direção elétrica é bem rápida nas respostas e muito flexível em termos de progressividade. O chassi bem rígido garante boa neutralidade do conjunto em curvas, auxiliados por freios bem atuantes. Mesmo com entre-eixos mais longo, o 5008 se mostrou um carro bem equilibrado numa comparação com o 3008. A suspensão tem um ajuste mais firme, mas com maciez suficiente para garantir conforto.

Durante o test drive, o Peugeot 5008 Griffe Pack demonstrou boa sintonia entre os novos dispositivos de segurança, em especial controle de cruzeiro adaptativo, leitor de placas e alerta de faixa com correção. O alerta de tráfego lateral é outra atração, trazendo o veículo para a faixa caso se aproxime de um carro trafegando ao lado. O piloto automático tem bom alcance para a frenagem autônoma, garantindo conforto ao dirigir.

Numa impressão rápida, o Peugeot 5008 agradou bastante em termos de condução, conectividade e, especialmente, conforto. O espaço atrás é mediano e a altura interna poderia ser maior. Fora isso, o propulsor é muito agradável de conduzir e o câmbio está bem-casado com o motor, trazendo trocas suaves e um funcionamento silencioso. Em resumo, foi bem para início de conversa.

Peugeot 5008 2019 – Galeria de fotos

Evento a convite da Peugeot. 

Tags:

Sobre o Autor

Escreva uma resposta ou um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *