Se por um lado a nova geração do Ford Focus em versões convencionais será apresentada num evento exclusivo a ser realizado em abril, por outro o novo Focus RS deve chegar somente em meados de 2019 ou até mesmo em 2020. Entretanto, a configuração esportiva do novo hatch médio já foi flagrada em testes e teve seus primeiros supostos detalhes revelados nesta semana.
De acordo com fontes, o Ford Focus RS 2019 será equipado com uma motorização híbrida, com direito a um sistema elétrico de 48V e um motor de partida integrado. Ao que tudo indica, este conjunto será capaz de desenvolver cerca de 400 cavalos de potência e algo em torno de 61,2 kgfm de torque, o que representa um aumento de bons 25 cv e 10,2 kgfm em relação à geração atual, se equiparando a modelos premium como Audi RS3 Sportback e Mercedes-AMG A45.
Junto a eles estará uma transmissão manual de seis velocidades. No entanto, mercados como China e América do Norte deverão contar ainda com o novo Focus RS com câmbio automatizado de dupla embreagem. Com isso, o carro será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas quatro segundos, sendo alguns décimos de segundo mais rápido que o Audi e Mercedes.
Haverá ainda visual mais agressivo, kit aerodinâmico, rodas maiores calçadas com pneus especiais, freios com discos maiores e pinças mais potentes, sistema de escape revisado, direção mais direta, interior com volante com base achatada e bancos mais envolventes, novos instrumentos, entre outros.
A linha do Ford Focus 2019 vai dispor também do ST (provavelmente o modelo azul da foto acima), versão esportiva mais “mansa” da gama, que é esperada para o Salão do Automóvel de Paris, em setembro, com um motor de cerca de 280 cavalos de potência.
Mais detalhes da nova geração do Focus deverão ser dados nas próximas semanas.
Tags: