O Latin NCAP, responsável por avaliar a segurança dos carros vendidos na América Latina e no Caribe, divulgou nesta quarta-feira (25) o resultado de uma nova bateria de testes. O modelo avaliado nesta vez foi o Ford Ka produzido no Brasil, tanto na carroceria hatch como na sedã (Ka+), que decepcionou ao ganhar classificação de zero estrela na proteção para o ocupante adulto.
De acordo com o divulgado da organização, o Ford Ka apresentou um desempenho pobre no teste de impacto lateral, com níveis elevados de lesões no peito do ocupante adulto, penetração profunda da coluna B no interior do veículo e também a abertura da porta no momento da colisão. Além disso, o modelo não proporciona dispositivos de absorção de energia de impacto lateral em sua estrutura, tampouco no painel interior das portas.
A área dos joelhos do condutor e do passageiro mostraram “estruturas perigosas”. Ao decorrer dos testes de impacto lateral, o modelo mostrou boa proteção para a cabeça e a pélvis, proteção adequada para o abdômen e proteção pobre para o peito.
Ainda segundo o Latin NCAP, “a estrutura do habitáculo foi considerada estável e capaz de suportar maiores cargas, bem como a área dos pés que também foi considerada estável, não apresentando rupturas depois do impacto”. O modelo oferece lembrete para o cinto de segurança, mas os pretensores para cintos estão disponíveis somente para o motorista.
Na proteção infantil, o Ford Ka recebeu três estrelas. O carro é equipado com sistema Isofix, embora tal recurso tenha sido considerado “deficiente” pelo Latin NCAP. Fora isso, o compacto não dispõe da possibilidade de desligar o airbag do passageiro na hora de instalar um sistema de rtenção infantil (SRI) olhando para trás, reduzindo a sua pontuação. A versão avaliada não contava com cinto de três pontos para o ocupante do meio. A porta traseira direita foi aberta no teste de impacto lateral, expondo os passageiros crianças a riscos maiores.