Não dá para negar que os holofotes estão voltados atualmente para os crossovers e SUVs não só no mercado brasileiro, como também no restante do mundo. Logo, as fabricantes estão dançando conforme a música e “dando seus pulos” para atender os desejos dos consumidores. A Honda, por exemplo, não se contentou com as vendas do HR-V e lançou o WR-V, que é praticamente um Fit de “salto alto” e com visual exclusivo. E a Ford acaba de anunciar o novo Ford Ka Freestyle, que segue quase a mesma receita aplicada pela rival japonesa.
Como você pode notar logo de cara, esta receita aplicada no Ford Ka Freestyle leva um pouco menos de ingredientes e também um preparo mais rápido. Ao contrário do WR-V, o Ka Freestyle é quase que uma versão pseudo-aventureira do Ka normal, com direito a mudanças sutis no visual com plásticos pretos por todos os lados, suspensão mais alta, decoração diferenciada no interior e outras alterações na parte mecânica. Mas vale ressaltar que o hatch compacto é o primeiro da gama a trazer o visual reestilizado do Ka, marcado ainda pela inédita tela sensível ao toque do sistema SYNC 3 posicionada no centro do painel.
Dá para dizer que o Ford Ka Freestyle foi mais bem pensado que o antigo Ka Trail, que inclusive deixa de ser oferecido. As mudanças se resumem a uma grade com formato redesenhado e o logotipo da Ford no centro, faróis com lentes inéditas, para-choques redesenhados com vincos mais marcantes e uma fenda em “C” abrigando os faróis de neblina na peça frontal, aplique em plástico cinza na parte inferior dianteira, molduras pretas nas caixas de roda, saias laterais, rodas de liga-leve aro 15 escurecidas com pneus 185/60 R15, capa dos retrovisores em preto brilhante, rack de teto (que pode levar até 50 kg) e lanternas traseiras escurecidas.
Por conta dessas mudanças, o Ka Freestyle está quase 7 centímetros mais longo, fechando com 3,95 m. O entre-eixos segue com 2,49 metros, bem como o porta-malas, com 257 litros.
O interior, por sua vez, agora tem painel quase que totalmente pintado num tom de marrom escuro. O destaque, porém, vai para o novo console central que agora abriga o sistema SNYC 3 com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas e recursos Apple CarPlay e Android Auto. Há também bancos revestidos em couro e tecido canelado, detalhes nas portas em tons de marrom e cinza e teto forrado em tecido preto. Peca, porém, por não dispor de alças de segurança para os passageiros.
Se sobressai, contudo, o novo motor 1.5 litro flex de três cilindros herdado do EcoSport. Assim como no irmão maior, ele desenvolve até 137 cavalos de potência, a 6.500 rpm, e 16,2 kgfm de torque, a 4.500 rpm, quando abastecido com etanol, e 128 cv e 15,6 kgfm, respectivamente, com gasolina. Em comparação com o 1.5 de quatro cilindros, ele tem 27 cv e 1,2 kgfm extras.
Este propulsor está associado ao novo câmbio manual MX65 de cinco marchas, que é 9 kg mais leve que o antigo AB5. Há ainda a opção da transmissão automática 6F15 de seis velocidades, com conversor de torque, inédita na linha Ka e também herdada do EcoSport, que dispõe de opção de trocas manuais por meio de um botão na alavanca.
De acordo com a Ford, o Ka Freestyle vai de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos com câmbio manual ou 11,2 s com câmbio automático. Já o consumo no ciclo misto (cidade e estrada) é de 12,9 km/l para o manual e 11 km/l para o automático, dados aferidos com gasolina no tanque.
Ainda na parte mecânica, o Ford Ka Freestyle estreia com direção elétrica com sistema progressivo, que deixa ela mais pesada em velocidades mais altas. Segundo a Ford, a sensibilidade em curvas teve um aumento de 20%. Há também suspensão com amortecedores e molas recalibrados para lidar melhor com buracos, lombadas e valetas, barra estabilizadora mais grossa em 23 mm, bitola 3 cm mais larga e eixo de torção traseiro mais rígido em 30 por cento. Isso rendeu um aumento de 1,7 cm na distância em relação ao solo, chegando a 18,8 cm.
Na segurança, a nova versão do Ford Ka passa a dispor de novas barras protetoras nas portas dianteiras e aços mais rígidos (chapas mais espessas em até 1,2 mm) na coluna B, pilares do teto e assoalho na parte traseira.
O Ka Freestyle agora dispõe também de novos equipamentos de série. Além do SYNC 3 com tela touchscreen, o Ford sai de fábrica com airbags frontais, laterais e de cortina, totalizando seis bolsas, além de controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, Isofix, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, retrovisores com indicadores de direção, rodas de liga-leve, volante multifuncional, bancos parcialmente em couro, alarme, entre outros.
O Ford Ka Freestyle chega às revendas em julho com preço inicial de R$ 63.490 com câmbio manual e R$ 67.990 com câmbio automático. Para reservar um exemplar do carro, o cliente precisa pagar um sinal de R$ 2 mil. Ainda não se sabe, porém, quando o Ka 2019 e o Ka Sedan 2019 convencionais serão lançados no mercado.