O mercado brasileiro absorveu 196.635 automóveis e comerciais leves em outubro, representando alta de 1,58% em relação a agosto e 26,98% na comparação com o mesmo período de 2016. Com 1.770.167 unidades emplacadas, 2017 já mostra claramente que está em ritmo de recuperação com alta de 9,69% em relação ao ano passado. De modo geral, incluindo caminhões e ônibus, o Brasil subiu 9,28% de janeiro e outubro. Os comerciais leves cresceram 16,58% em outubro, enquanto os automóveis caíram 0,70%.
No segmento de automóveis, a GM liderou folgada com 19,33%, enquanto Ford, VW e Hyundai fecharam com 11,07%, 10,71% e 10,31%, respectivamente. A Fiat ficou em quinto com 8,93%. Nos comerciais, esta dá o troco com 36,29%. A VW ficou com 19,42% e a GM com 14,34%. A Toyota fechou em terceiro com 8,99%. A Renault ficou com 6,73%. A Ford só conseguiu 6,29%.
No geral, outubro representou em vendas 18,57% para a GM, ficando a Fiat em segundo com 13,07% e a VW em terceiro com 12,03%. A Ford voltou o Top 4 com 10,34%. A Hyundai ficou em quinto com 8,96%. No duelo com a Nissan, a Jeep levou a melhor, enquanto a Peugeot mantém a liderança do segundo pelotão. A BMW passou a Mercedes-Benz entre as luxuosas e a Chery ficou em 21º, mas sendo a chinesa mais vendida.
Com quase o dobro das vendas para o segundo colocado, o Onix não conhece rivais e continua mandando no mercado. O Ka ficou em segundo, mas ainda precisa de mais de 10 mil exemplares para tirar a diferença para o HB20 no acumulado do ano. Assim como no Onix, o impacto lateral não teve sequelas nas vendas. O Gol se mantém firme na quarta posição e o Prisma aparece em quinto, posição importante para manter-se à frente do Corolla em 2017. O Mobi emplacou de vez, fechando em sétimo. O Compass , liderou entre os SUVs em outubro e assume a primeira posição em 2017, passando o HR-V. São 6 utilitários esportivos entre os 20 mais vendidos no mês passado.
O Argo ficou em décimo, enquanto o Kwid não passou de 14º, confirmando que sua ascensão meteórica nas vendas de setembro, foram apenas para reduzir as filas. O Cruze Sport6 foi o hatch médio mais vendido. Já o luxuoso Mercedes Classe C despencou de 1.331 vendidos em setembro para apenas 137 exemplares no mês passado! Por conta disso, a BMW passou a rival e conterrânea.
Entre os comerciais leves, a Strada liderou com folga e a Saveiro ficou na segunda posição. A Toro caiu para terceiro. No acumulado do ano, a picape leve da Fiat reassumiu a primeira colocação, mas a briga deve continuar até 31 de dezembro. Por muito pouco, a S10 ficou à frente da Hilux, já tomando gosto pela posição há algum tempo. Master e HR lideraram em seus segmentos de vans e caminhões leves. E o Polo? Seus emplacamentos ainda não começaram.
Confira abaixo as 21 marcas, 80 automóveis e 50 comerciais leves mais vendidos em outubro de 2017:
Marcas
1º GM 36.517 18,57%
2º FIAT 25.707 13,07%
3º VW 23.659 12,03%
4º FORD 20.340 10,34%
5º HYUNDAI 17.610 8,96%
6º TOYOTA 16.401 8,34%
7º RENAULT 15.904 8,09%
8º HONDA 11.922 6,06%
9º JEEP 7.991 4,06%
10º NISSAN 7.694 3,91%
11º PEUGEOT 2.530 1,29%
12º MITSUBISHI 1.936 0,98%
13º CITROEN 1.709 0,87%
14º BMW 957 0,49%
15º M.BENZ 890 0,45%
16º AUDI 841 0,43%
17º KIA 744 0,38%
18º LAND ROVER 622 0,32%
19º SUZUKI 493 0,25%
20º VOLVO 356 0,18%
21º CHERY 339 0,17%
Automóveis
1º GM/ONIX 18.322
2º FORD/KA 9.689
3º HYUNDAI/HB20 8.878
4º VW/GOL 6.280
5º GM/PRISMA 6.203
6º TOYOTA/COROLLA 5.934
7º FIAT/MOBI 5.407
8º JEEP/COMPASS 4.963
9º HONDA/HR-V 4.488
10º FIAT/ARGO 4.159
11º RENAULT/SANDERO 4.081
12º HYUNDAI/CRETA 4.027
13º VW/VOYAGE 3.964
14º RENAULT/KWID 3.926
15º TOYOTA/ETIOS HB 3.805
16º NISSAN/KICKS 3.556
17º FORD/ECOSPORT 3.254
18º VW/FOX/CROSS FOX 3.091
19º JEEP/RENEGADE 3.017
20º HYUNDAI/HB20S 2.831
21º TOYOTA/ETIOS SEDAN 2.769
22º NISSAN/VERSA 2.570
23º HONDA/FIT 2.505
24º FORD/KA SEDAN 2.480
25º VW/UP 2.332
26º RENAULT/CAPTUR 2.194
27º GM/SPIN 2.163
28º RENAULT/LOGAN 2.124
29º FIAT/SIENA 2.004
30º HONDA/CIVIC 1.916
31º GM/COBALT 1.693
32º GM/CRUZE SEDAN 1.670
33º HONDA/WR-V 1.613
34º FORD/FIESTA 1.523
35º FIAT/UNO 1.439
36º HONDA/CITY 1.375
37º PEUGEOT/208 1.324
38º RENAULT/DUSTER 1.297
39º TOYOTA/HILUX SW4 1.007
40º NISSAN/MARCH 996
41º GM/TRACKER 949
42º HYUNDAI/IX35 874
43º PEUGEOT/2008 860
44º CITROEN/C3 818
45º FIAT/PALIO 801
46º VW/JETTA 781
47º FIAT/DOBLO 764
48º CITROEN/AIRCROSS 676
49º GM/CRUZE HB 631
50º FORD/FOCUS SEDAN 578
51º CITROEN/C3 – 527
52º FORD/FOCUS – 516
53º MITSBISHI/ASX – 488
54º VW/SPACEFOX – 453
55º HYUNDAI/TUCSON – 439
56º BMW/X1 – 415
57º LR/DISCOVERY – 365
58º KIA/SPORTAGE – 364
59º MITSUBISHI/OUTLANDER – 329
60º CHERY/QQ – 325
61º FIAT/WEEKEND – 298
62º SUZUKI/JIMNY – 293
63º FORD/FUSION – 290
64º GM/TRAILBLAZER – 289
65º AUDI/Q3 – 281
66º BMW/SERIE 3 – 277
67º RENAULT/FLUENCE – 274
68º LIFAN/X60 – 255
69º MB/GLA – 248
70º AUDI/A3 SEDAN – 246
71º NISSAN/SENTRA – 239
72º VOLVO/XC60 – 217
73º VW/GOLF – 214
74º LR/EVOQUE – 184
75º MITSUBISHI/PAJERO – 178
76º TOYOTA/PRIUS – 165
77º SUZUKI/VITARA – 162
78º AUDI/A4 – 148
79º MINI/COOPER – 146
80º MB/CLASSE C – 137
Comerciais leves
1º FIAT/STRADA 5.392
2º VW/SAVEIRO 4.330
3º FIAT/TORO 4.122
4º GM/S10 2.690
5º TOYOTA/HILUX 2.662
6º FORD/RANGER 1.831
7º GM/MONTANA 1.583
8º VW/AMAROK 1.456
9º RENAULT/OROCH 1.284
10º FIAT/FIORINO 1.197
11º MITSUBISHI/L200 935
12º RENAULT/MASTER 490
13º HYUNDAI/HR 413
14º NISSAN/FRONTIER 333
15º RENAULT/KANGOO 231
16º KIA/K2500 189
17º IVECO/DAILY 3514 162
18º M.BENZ/SPRINTER 313 111
19º PEUGEOT/PARTNER 56
20º FIAT/DUCATO 54
21º FIAT/UNO 42
22º FORD/FUSION 39
23º M.BENZ/SPRINTER 39
24º M.BENZ/VITO 28
25º LIFAN/FOISON 26
26º TOYOTA/HILUX SW4 16
27º M.BENZ/SPRINTER 415 11
28º CITROEN/JUMPY 8
29º FIAT/DOBLO 8
30º CITROEN/JUMPER 7
31º RAM/2500 6
32º IVECO/DAILY 5
33º VICR/SAVEIRO 5
34º EFFA/K01 5
35º PEUGEOT/EXPERT 4
36º BYD/T3 4
37º FORD/F150 3
38º EFFA/V21 3
39º FOTON/AUMARK 3.5-14DT 3
40º IVECO/DAILY 5516 2
41º M.BENZ/SPRINTER 515 2
42º PEUGEOT/BOXER 2
43º RELY/RELY PICK-UP 2
44º AGRALE/AGRALE MARRUA 1
45º ENGESA/EE34 1
46º TOYOTA/BANDEIRANTE 1
47º SHINERAY/P TRUCKS 1
48º SHINERAY/P VAN 1
49º HAFEI/TOWNER 1
50º CHANA/SC 1
[Fonte: Fenabrave]
Tags: